Melhor Panela de Pressão

    Qual é a melhor panela de pressão?

    Saiba quais as dicas para comprar um dos itens essenciais para sua cozinha, e qual a panela mais recomendada para o preparo de alimentos de forma prática e segura.

    Uma panela de pressão pode resolver vários problemas na sua cozinha e surpreendentemente encurtar o tempo que você gasta cozinhando.

    Também é considerada um dos mais importantes utensílios de cozinha e um equipamento bastante delicado e perigoso se não for manuseado corretamente.

    Por isso, é importante saber como escolher e comprar a melhor panela de pressão, a qual seja certa e segura para as necessidades da sua cozinha.

    Para ajudá-lo vamos dar-lhe algumas recomendações que pode levar em consideração na hora de realizar a sua compra.

    4 Dicas para escolher a melhor panela de pressão

    No mercado há diversos tipos de panela de pressão, desde as mais simples apenas com o pino, até as digitais ou elétricas.

    Definir qual o tipo de panela de pressão é ideal para sua cozinha, vai de acordo com as suas necessidades.

    Mas, algumas dicas simples podem ajudá-lo na escolha:

    1 – Materiais

    Não adianta querer a melhor panela de pressão que seja boa e barata, sem antes se atentar a esses detalhes.

    Os materiais com que é feita a panela são de extrema importância, visto que, este equipamento atinge uma pressão muito elevada quando aquecido, por isso, é imprescindível que os materiais sejam resistentes.

    Desta forma não se deforma nem se deteriora com o uso; o melhor é escolher uma panela de aço inoxidável e com alças resistentes ao calor, pois essas peças também estarão sujeitas a altas temperaturas.

    2 – Base e tempo de cozimento

    A panela de pressão reduzirá muito o tempo de cozimento de seus alimentos, no entanto, nem todas as panelas são iguais, embora possam parecer; algumas panelas de pressão reduzem o tempo de cozimento pela metade, enquanto outras permitem que você cozinhe os alimentos 70% mais rápido, se a panela tiver uma base reforçada também irá aquecer mais rápido e o calor será melhor distribuído.

    3 – Tamanho

    O tamanho da sua panela também é importante e depende muito das pessoas para quem você vai cozinhar, então a primeira coisa que tem que determinar são as porções que vai cozinhar nela, se vai cozinhar para 1 ou 2 pessoas poderá escolher uma panela de pressão de 2,5 litros, se planeja alimentar em torno de 6 pessoas, o tamanho de 6 litros é o ideal, e se precisar de mais porções o de 10 litros é o melhor.

    Além disso, também deve levar em consideração o tamanho que ocupará em sua cozinha.

    4 – Pressão

    É importante que a válvula de pressão tenha níveis diferentes para controlar este fator em sua panela, já que os alimentos são cozidos em pressões diferentes, quanto mais temperatura você aplicar, mais pressão haverá dentro da panela, também é importante que a panela tenha uma válvula de segurança para liberar o vapor em caso de excesso de pressão e um indicador (geralmente por som) para saber quando a pressão está sendo liberada.

    Tipos de panela de pressão

    Como mencionado, há diferentes tipos disponíveis no mercado, portanto, é preciso conhecer quais são eles, a fim de definir qual a melhor panela de acordo com as suas necessidades.

    • Primeira geração

    São as panelas que funcionam por meio de uma válvula que se move para liberar a pressão quando está em funcionamento. Caracteriza-se pelo fato de a válvula fazer barulho, como se fosse uma máquina a vapor. Eles geralmente têm apenas um nível de pressão. São consideradas do “estilo antigo”, porém, muitas das atuais panelas de pressão possuem o mesmo sistema com variações na segurança e fixação da tampa.

    • Segunda geração

    Eles também operam por meio de uma válvula que funciona por através de uma mola. Dois ou mais ajustes de pressão podem ser feitos. Alguns também liberam vapor, enquanto outros mostram níveis de pressão. O vapor é liberado quando a tampa é removida.

    • Terceira geração: panela de pressão elétrica

    Esses tipos de panelas possuem uma fonte de calor que funciona com eletricidade, que é regulada automaticamente para ajudar a manter a pressão uniforme. Sua válvula é acionada por mola. Existem também panelas de pressão elétricas que podem ser programadas. Esse modelo é caracterizado por ser mais seguro que o convencional, além de permitir a programação do preparo de diferentes alimentos, de acordo com a temperatura e tempo de preparo.

    6 Melhores marcas de panela de pressão

    A seguir confira quais os modelos de panela de pressão mais vendidos do mercado, e qual é considerada a melhor marca de panela de pressão atualmente.

    E claro, cada um dos modelos poderá ser encontrado no site da Amazon.

    Afinal, quais as melhores panelas de pressão?

    1 – Panela Pressão Aço Inox 6L Solar – Tramontina

     

    melhor panela de pressão

    Da categoria panelas de pressão com excelente custo-benefício, esse modelo é considerado o número um, além disso, é um dos mais vendidos do mercado.

    O modelo possui cinco recursos de segurança, incluindo: travas, tampa com garras laterais, pino que indica a pressão, escapes e válvula.

    Você ainda pode escolher o nível de pressão desejada na válvula seletora.

    Além de ser a melhor panela de pressão e mais segura do mercado, a mesma possui fundo triplo, o qual permite que o calor seja distribuído de maneira uniforme, a fim de facilitar e agilizar o cozimento de alimentos.

    Seu material de inox facilita a limpeza, contribui para maior durabilidade, além de não soltar resíduos garantindo o preparo seguro e saudável.

    Características:

    • Capacidade: 6L
    • Recursos de Segurança: 5
    • Ajuste de pressão
    • Material em Inox.

    2 – Panela Pressão Aço Inox 4L – Tramontina

     

    qual é a melhor panela de pressão

    É a primeira vez que vai usar uma panela de pressão?

    Essa é a melhor panela de pressão top da Tramontina para iniciantes.

    Além de ser um modelo compacto, é o mais indicado para quem realizará as primeiras experiências com esse tipo de panela na cozinha, pois seu tamanho é perfeito para pequenos preparos, possui cinco recursos de segurança e medidor de volume na parte interna.

    Por ser fabricada com material inox, promove maior durabilidade, garante a segurança dos alimentos, além de facilitar a limpeza.

    Características:

    • Capacidade: 4L
    • Recursos de Segurança: 5
    • Ajuste de pressão
    • Material em Inox.

    3 – Panela Pressão Aço Inox 6L – Rochedo

     

    melhor marca de panela de pressão

    Será que a melhor panela de pressão da rochedo é boa?

    Além de ser um modelo com preço mais baixo do que os apresentados nos tópicos anteriores, essa panela de pressão possui as mesmas funcionalidades.

    O modelo da marca Rochedo é um dos mais vendidos, considerado um dos melhores com vapor Cook, possui cinco recursos de segurança, o que ajuda a evitar acidentes na cozinha.

    Equipada com fundo triplo, a panela de pressão Rochedo, distribui o calor de forma uniforme para cozinhar mais rápido os alimentos.

    Você pode ajustar a pressão em até dois níveis, além disso, a tampa da panela possui recurso de segurança que só permite sua abertura depois que o vapor tiver saído completamente.

    O vapor Cook é o grande destaque do modelo, se trata de um acessório que pode ser utilizado para cozinhar legumes de forma mais rápida no vapor da panela.

    Características:

    • Capacidade: 6L
    • Recursos de Segurança: 5
    • Ajuste de pressão
    • Material em Inox
    • Vapor Cook

    4 – Panela Pressão Aço Inox 3L Brinox

     

    quais as melhores panelas de pressão

    Essa é a melhor panela de pressão modelo novo da Brinox.

    É considerado o melhor na categoria de panelas para pequenos preparos, ideal para cozinhas refeições para poucas pessoas.

    Essa panela é bem compacta, possui cinco dispositivos de segurança (anel de vedação, escape, válvulas e ajuste de pressão).

    Assim como os demais modelos, ela possui o importante fundo triplo que permite o cozimento rápido e uniforme dos alimentos.

    Características:

    • Capacidade: 3L
    • Recursos de Segurança: 5
    • Ajuste de pressão
    • Material em Inox

    5 – Panela Pressão Aço Inox 6L – Allegra Tramontina

     

    qual o tipo de panela de pressão mais segura

    O modelo Allegra Tramontina é o que possui as melhores avaliações na internet, pois muitos usuários relatam que o material de qualidade contribui para maior durabilidade da panela, além de garantir a qualidade e saudabilidade das refeições.

    Essa pode ser considerada a melhor panela de pressão tradicional e moderna ao mesmo tempo.

    Possui um design moderno e simples, o qual conta com indicador de volume máximo e mínimo em seu interior, o que é importante para quem não tem o costume de cozinhar com frequência.

    Esse modelo também possui fundo com tripla camada para melhor cozimento, além dos cinco recursos de segurança essenciais.

    Características:

    • Capacidade: 6L
    • Recursos de Segurança: 5
    • Material em Inox
    • Triplo fundo

    6 – Panela Pressão Aço Inox 10L – Valência Tramontina

     

    panela de pressão mais segura do mercado

    Você gosta de preparar feijoada ou receber muitas visitas em casa aos finais de semana?

    Esse modelo de panela de pressão é ideal!

    Considerada a melhor panela para fazer feijoada, também é uma das opções mais seguras do mercado.

    O modelo possui capacidade de 10 litros, válvula de segurança central com filtro (evita o entupimento da saída de vapor), sistema de escape lateral e indicador de pressão.

    Sendo assim, se você estava querendo saber qual o melhor tipo de panela de pressão e mais segura, podemos citar essa como uma das melhores.

    Melhor panela de pressão inox ou alumínio?

    Essa possui os 2 materiais juntos.

    Características:

    • Capacidade: 10L
    • Recursos de Segurança: 4
    • Material em Alumínio e Inox
    • Design moderno e prático.

    Conclusão

    Na lista acima, citamos as melhores panelas de acordo com suas categorias, bem como, capacidade, mais segura, ideal para o preparo de grandes ou pequenas porções, entre outros.

    Claro, esses também são os modelos e melhores marcas, relatadas de acordo com a opinião de compradores em lojas online.

    Além disso, são os modelos mais vendidos do mercado.

    Para definir qual modelo deve comprar, aconselhamos que verifique quais as suas necessidades de uso, pois, às vezes, uma panela mais compacta e com menor capacidade pode bastar.

    Se você gostou deste artigo, compartilhe e ajude outras pessoas também a escolher o melhor produto do mercado atualmente.

    Até a próxima!

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.